Que tempo é o meu diante de Deus?



Com nossas escolhas colaboramos ou atrapalhamos seu processo

A natureza, todos os dias, nos ensina lições importantes e uma delas é este processo de saber respeitar o tempo certo para cada coisa. Sou aprendiz da natureza desde criança e cada vez mais surprendo-me com seus ensinamentos.


Perto de onde trabalho existem muitas árvores de uma espécie comum aqui na Europa. São em geral bem altas e frondosas; por intermédio delas é fácil perceber as mudanças da natureza em cada estação do ano. Na primavera esbanjam beleza em sua folhagem verde e abundante; no verão trazem sombra fresca e acolhimento aos caminhantes. Quando chega o outono, suas folhas mudam de cor, colorindo a paisagem com um amarelo avermelhado que chama atenção mesmo a longas distâncias, mas depois elas caem forrando o chão como se fosse um tapete natural. É lindo, mas sinto pena de vê-las caírem enquanto a árvore vai ficando cada dia mais descoberta e pobre. É assim que passam todo o inverno, até nascerem novos brotos e recomeçar o processo.

Estamos nos últimos dias do outono europeu e tenho contemplado as folhas que caem. Um cenário bonito, apesar de doloroso. A natureza está dizendo-me que é hora de deixar passar o que passa e ficar com o essencial. Ela sabe que o processo é necessário para continuar viva e não segura suas folhas e convida-me para fazer o mesmo.

Durante um dos programas que apresento na Rádio Canção Nova, falei sobre isso convidando os ouvintes para aprenderem as lições da natureza. A reação foi imediata e pude aprofundar o assunto com uma ouvinte que pedia ajuda. Partilhou sua dor pela perda, mas falou também sobre a pressa em ver nascer novos brotos, novas cores, novos frutos. Ela acabara de viver o "outono" e queria a "primavera" a todo custo. Ajudei-a a perceber que faltava o "inverno", falei sobre sua riqueza e convidei-a à calma, ao silêncio, à escuta e à espera, próprios dessa estação. Assim como a árvore precisa do inverno para ser refeita, nossa alma também. A "primavera" virá no tempo certo e será linda se soubermos esperar por ela!

Quando paramos para pensar, logo percebemos que estamos em alguma das estações. Grande sabedoria é vivê-la bem, respeitando seu processo, seus limites, suas virtudes e fraquezas, mas sem pressa nem apego. A primavera é encantadora, mas se nos apegarmos a ela, como iremos contemplar os dias iluminados do verão? E se não nos lançarmos no outono deixando que caiam as folhas amareladas, como poderemos acolher o silêncio e a calma do inverno que refaz?

A vida é assim, passa por fases, com nosssas escolhas colaboramos ou atrapalhamos seu processo.

Peçamos o auxílio do Espírito Santo, que enviado por Deus, vem em socorro das nossas necessidades em cada tempo de maneira exclusiva, pois é assim que Deus nos ama.

Para quem encontra-se hoje como a "árvore desfolhada", passando pelo silêncio e a calma do inverno, peça o Espírito Santo que aqueça, ilumine e devolva esperança ao coração abatido. Para quem se sente passando pelo "outono", mas percebe suas folhas presas por alguma razão, o Espírito Santo vem como vento e sopra para longe tudo o que é empecilho para sua renovação.

Aos que se sentem sufocados por entulhos das "estações" passadas, "folhas secas" amontoadas impedindo que a beleza desabroche, o Espírito vem como fogo do verão e queima todo o lixo, permitindo que a vida renasça. Para os que não conseguem ver os frutos crescer e a esperança de uma boa colheita parece distante, o Espírito Santo vem como luz, água e calor, fortalecendo a "árvore" e proporcionando uma "colheita" abundante, fortalecendo seus sonhos e o encorajando a perseverar para chegar à vitória.

Seja qual for seu tempo diante de Deus, procure vivê-lo bem, extraindo a graça própria, que por intermédio d'Ele é oferecida hoje.

Estamos juntos!

Dijanira Silva

3 comentários:

Josemária Carvalho disse...

Muito edificante essa mensagem.

Fik com Deus . bjs

Alessandra disse...

simplesmente tremendo!Deus me deu essa visão ano passado,que meus frutos para Ele cessariam,seram interrompidos por um tempo,afim de que na próxima estação viessem ainda mais saborosos...e tenho mesmo passado por cada uma destas estações,inclusive tenho me desapegado de uma época importante porque Des tem me chamado a coisas novas...uma coisa é certa,a vida com Deus é sempre uma surpresa,mas boas surpresas...sempre confiarei no que Ele preparou para mim!beijo,seu blog tem sempre muita coisa boa...

Priscila Almeida disse...

Oiiii migaaa, vc dispensou meus serviços com este layout..ficou muito lindooooo!! Ameeei!!
Parabéeens!!!! rsrss
Bjinhoss!!

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios